top of page

FIJ publica vídeo com alterações nas regras de competições para o período de 2022 a 2024

Confira no vídeo abaixo:


Confira as novas regras

Atualização das Regras de Arbitragem da IJF Ciclo olímpico 2022-2024

Aplicável a partir do Grande Prêmio de Odivelas, Portugal, 28 a 30 de janeiro de 2022

Decisão 1: Pontuação para ações que, sem parar, são uma continuação das técnicas. Se houver uma parada na ação, não há pontuação.

Decisão 2: O critério Waza-ari compreende aterrissar em todo o lado do corpo a 90 graus ou mais para a parte traseira, ou em um ombro e parte superior das costas. Será atribuída uma pontuação para um lado inteiro do corpo pousando mesmo quando o cotovelo está para fora. A posição do quadril e do ombro deve ser considerada.

Decisão 3: O critério Waza-ari compreende aterrissar em todo o lado do corpo a 90 graus ou mais para a parte traseira, ou em um ombro e parte superior das costas. Uma pontuação será dada para um corpo lateral inteiro aterrissando mesmo quando o cotovelo está para fora.

Decisão 4: Aterrissar simultaneamente em 2 cotovelos ou mãos, em direção às costas, é waza-ari para tori e shido para uke.

Decisão 5: Não há pontuação para técnicas de contra-ataque onde o ataque inicial é rolado para trás, em direção ao contra-ataque ou o judoca que defende.

Decisão 6: Sem pontuação e shido para seoi-nage reverso.

Decisão 7: Agarrar abaixo da faixa na fase final de uma técnica de arremesso é permitido se o oponente já está em ne-waza. Se a técnica de arremesso for interrompida, segurando sob o cinto é uma ação ne-waza.

Decisão 8: Pegadas de colarinho e lapela são permitidos se não forem negativos.

Decisão 9: Pegada na faixa, pegada de um lado só, pegada cruzada, pegada de pistola e pegada de garra não são pegadas tradicionais. Se feitas, será concedido tempo para a preparação de um ataque.

Decisão 10: Quebrar as pegadas com uma ou duas mãos e pegar imediatamente é permitido. Quebrar as pegadas com uma ou duas mãos e não pegar imediatamente é shido.

Decisão 11: Reamarrar e arranjar judogi e cabelo é permitido uma vez por judoca por competição. Mais de uma vez são penalizadas com shido.

Decisão 12: Técnicas usando mergulho de cabeça são perigosas e serão penalizadas com hansoku-make.

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga nos nas redes sociais
  • Facebook Basic Square
bottom of page